O SURDO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EPT uma experiência docente no IFAM/Campus Eirunepé

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Barbara César de Freitas Boaventura et al.

Resumo

Este trabalho descreve a percepção de uma docente no processo de ensino- aprendizagem de um discente surdo matriculado no curso Técnico de Nível Médio em Administração na forma Integrada na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA/Proeja) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/Campus Eirunepé. Para descrição da metodologia, foi realizada uma observação participante, através de relatórios semanais, anotados em uma ficha individual, com o objetivo de compreender os desafios e avanços no processo de ensino-aprendizagem, durante o segundo semestre de 2019. Os resultados indicam que são diversos os fatores que contribuem para o desenvolvimento de um processo inclusivo, que vai desde a capacitação dos profissionais até a sistematização de um planejamento integrado, visando a obtenção e êxito.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alessandra Barbara César de Freitas Boaventura et al. (2023). O SURDO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EPT: uma experiência docente no IFAM/Campus Eirunepé. Igapó, 15(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/304
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 06, de 20 de setembro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de setembro de 2012.

BRASIL. Lei nº 13146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa Com Deficiência).. Brasília: MEC, 2015...