CONTROLE GENÉTICO DE CARACTERES MORFOAGRONÔMICOS A PARTIR DO CRUZAMENTO INTERESPECÍFICO ENTRE PIMENTA E PIMENTÃO

Conteúdo do artigo principal

Reinaldo Malveira Fonseca et al.

Resumo

A hibridação interespecífica é muito importante como fonte de novas combinações genéticas e como mecanismo de especiação, sendo útil no cultivo de plantas para transferência de genes de interesse agronômico. Apesar do seu grande potencial de utilização, são poucos os registros de hibridização interespecífica em programas de melhoramento de Capsicum. O conhecimento do controle genético de caracteres em cruzamento particular, permite a adoção de estratégias adequadas para seleção de fenótipos de interesse. Neste estudo avaliou-se a natureza e a magnitude dos efeitos gênicos de caracteres de porte da planta e de frutos em cruzamento interespecífico entre Capsicum chinense e Capsicum annuum. Foram avaliadas 30 plantas de cada genitor, 30 plantas do híbrido F1, 300 plantas da geração F2 e 120 plantas de cada retrocruzamento. Avaliações individuais foram realizadas para os caracteres altura da planta (ALT), número de flores por axila (NFL), comprimento do fruto (CFR), diâmetro do fruto (DFR), peso do fruto (PFR) e número de sementes por fruto (NSE). Estudos com variâncias e médias das gerações foram realizados a partir do modelo completo e modelo aditivo dominante de análise. Verificou-se dominância parcial para ALT e DFR e sobredominância para NFL, com indicativo de herança poligênica para estes caracteres. O efeito genético referente à aditividade foi mais importante em três dos seis caracteres avaliados, com coeficiente de determinação de 99,51; 42,46 e 58,84% para NFL, DFR e NSE, respectivamente. Os efeitos epistáticos foram significativos para todos os caracteres e tiveram maior contribuição na herança do PFR e DFR. Os efeitos de dominância foram, em geral, de baixa magnitude para todos os caracteres e modelos considerados. A adoção de métodos que capitalizem os efeitos aditivos, aliado a seleção com base em segregantes superiores, pode ser favorável no desenvolvimento de variedades comerciais obtidas pelo cruzamento interespecífico entre C. chinense e C. annuum.

Detalhes do artigo

Como Citar
Reinaldo Malveira Fonseca et al. (2023). CONTROLE GENÉTICO DE CARACTERES MORFOAGRONÔMICOS A PARTIR DO CRUZAMENTO INTERESPECÍFICO ENTRE PIMENTA E PIMENTÃO. Igapó, 16(2). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v16.288
Seção
Artigos

Referências

ALVES, S.R.M.; LOPES, R.; MENESES, C.; VALENTE, M.S.F.; MARTINS, C.C.; RAMOS, S.F.; OLIVEIRA, I.; FRAXE, T.J.P.; COSTA, L.; LOPES, M.T.G. Morpho-Agronomic Characterization, Sample Size, and Plot Size for the Evaluation of Capsicum chinense Genotypes. Horticulturae, v. 8, n. 9, p. 785, 2022.

BIANCHI, P.A.; DA SILVA, L.R.A.; ALENCAR, A.A.S.; SANTOS, P.H.A.D.; PIMENTA, S.; SUDRÉ, C.P.; CORTE, L.E.D.; GONÇALVES, L.S.A.; RODRIGUES, R. Biomorphological characterization of brazilian Capsicum chinense Jacq. germplasm. Agronomy, v.10, n.3, p.447, 2020.

BLAT, S.F.; BRAZ, L.T.; ARRUDA, A.S. Avaliação de híbridos duplos de pimentão. Horticultura Brasileira, v.25, n.3, p.350-354, 2007...