REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE ENSINO HÍBRIDO E ENSINO-APRENDIZAGEM modelos educacionais sustentados aplicáveis no contexto de pequenas cidades

Conteúdo do artigo principal

William Vieira de Lima

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre a possibilidade de aplicação de modelos Blended Learning/B-Learning (BL) no contexto de cidades pequenas que sofrem com a falta de infraestrutura de internet (ou má qualidade deste serviço) e tem como objetivo identificar os Modelos de Rotação BL utilizados como estratégia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, destacando a possibilidade de reaplicação no contexto de cidades de pequeno porte. Para esta RSL, seguiu-se o protocolo de três etapas: planejamento, execução e análise dos resultados. Artigos publicados em jornais e revistas foram revisados usando IEEE Xplore, ScienceDirect e Scopus como mecanismos de busca. A pesquisa centrou-se em estudos disponíveis integralmente em periódicos, de acesso aberto, publicados em inglês, que abordaram a aplicação de Modelos de Rotação BL, publicados entre 2016 e 2021. Os resultados indicam que o BL tem sido amplamente utilizado em todo o mundo, principalmente naqueles ambientes com pouca internet infraestrutura, a mais citada foi a Sala de Aula Invertida, seguida da Estação Rotativa e do Laboratório Rotacional. Outros não utilizam um modelo específico, abordando ferramentas e práticas de BL. Concluiu-se que os estudos apresentados neste RSL apontam que a aplicação dos Modelos de Rotação BL, modelos de inovações híbridas sustentadas que fazem parte da Zona Híbrida do BL, demonstram vantagens promissoras em relação à forma tradicional (presencial) assim como aulas exclusivamente online.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vieira de Lima, W., & de Lima, J. V. (2023). REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE ENSINO HÍBRIDO E ENSINO-APRENDIZAGEM: modelos educacionais sustentados aplicáveis no contexto de pequenas cidades. Igapó, 17(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v17.280
Seção
Artigos

Referências

ADIWISASTRA, M.F., MULYANI, Y.S., ALAWIYAH, T., WIBISONO, T., ISKANDAR, I.D., PURNIA, D.S. (2020). Implementation of the Lab Rotation Model in Blended Learning Based on Student Perspectives. Journal of Physics: Conference Series, 1641 (1), art. no. 012038.

AYOB, N.F.S., HALIM, N.D.A., ZULKIFLI, N.N., ZAID, N.M., MOKHTAR, M. (2020). Overview of Blended learning: The effect of station rotation model on students' achievement. Journal of Critical Reviews, 7 (6), pp. 320-326.

BARRIOS, M.; GONZÁLEZ-TERUEL, A.; COSCULLUELA, A.; FORNIELES, A.; TURBANY, J. (2014). Structure and performance assessment in traditional face-to-face and blended learning statistics courses. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 141, 1259–1262.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. (2013). Is K–12 Blended Learning Disruptive? An introduction to the theory of hybrids. Clayton Christensen Institute.

DESCHACHT, N.; GOEMAN, K. (2015). The effect of blended learning on course persistence and performance of adult learners: A difference-in-differences analysis. Computers & Education, 87, 83–89.

EUPHRÁSIO, P. C. S.; FARIA, L. A.; GERMANO, J. S. E.; HIRATA, D. (2020). Improving Teaching–Learning Process in MIL-STD-1553B Bus Classes Using a New Hybrid Web-Lab Methodology. IEEE. Transactions on Education. Volume: 63. Issue: 4. Journal Article.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather. (2015). Blended: Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro – Título original: “Blended: Using Dsiruptive Innovation to Improve Schools”. Revisão: Lilian Bacich e Adolfo Tanzi Neto. Porto Alegre: Penso.

HOVER, Ashlee & WISE, Teresa. (2020). Exploring ways to create 21st century digital learning experiences. Education 3-13, International Journal of Primary, Elementary and Early Years Education. 50. 1-14. 10.1080/03004279.2020.1826993.

KIANG, N.H., YUNUS, M.M. (2021). What do Malaysian ESL teachers think about flipped classroom?. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 20 (3), pp. 117-131.

KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report.

KRISMADINATA, K.; VERAWARDINA, Unung; JALINUS, N.; RIZAL, F.; SUKARDI, S.; SUDIRA, P.; RAMADHANI, Dochi; LUBIS, Arina Luthfini; FRIADI, John; ARIFIN, Ari Syaiful Rahman; NOVALIENDRY, Dony. (2020). Blended learning as instructional model in vocational education: Literature review. Universal Journal of Educational Research, 8 (11B), pp. 5801-5815.

KUMAR, A., KRISHNAMURTHI, R., BHATIA, S., KAUSHIK, K., AHUJA, N.J., NAYYAR, A., MASUD, M. (2021). Blended Learning Tools and Practices: A Comprehensive Analysis - Check publisher site. IEEE Access, 9, art. no. 9446138, pp. 85151-85197.

KUZMINA, N.; KOCHKINA, D.; KUZMIN, M. (2021). Blended Learning as a Means of Foreign Students’ Integration into a University Educational Process. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 16 (6), pp. 259-274.

MARIE, Maria Josephine Arokia. (2021). Improved pedagogical practices strengthens the performance of student teachers by a Blended learning approach. Social Sciences e Humanities Open. doi: 10.1016/j.ssaho.2021.100199.

ORELLANO, Carlos; CARCAMO, Cesar. (2021). Evaluating learning of medical students through recorded lectures in clinical courses. Heliyon. Jul 5; volume 7, ISSUE 7:e07473. doi: 10.1016/j.heliyon.2021.e07473. PMID: 34401551; PMCID: PMC8353299.

OTHMAN, Suhaimi Zakaria; ZAID, Norasykin Mohd; HARUN, Jamalludin; ABDULLAH, Zaleha. (2018). Developing Higher Order Thinking Skill with the 120-Minute Instructional Station Rotation (MRSP120) Approach: Students' Perceptions. IEEE. International Conference on Teaching, Assessment, and Learning for Engineering (TALE). Conference Paper. pp. 1039-1043, doi: 10.1109/TALE.2018.8615170.

POWELL, A.; WATSON, J.; STALEY, P.; Patrick, S.; HORN, M.; FETZER, L.; HIBBARD, L.; OGLESBY, J.; VERMA, S. (2015). Blending learning: The evolution of online and face-to-face education from 2008 – 2015. Ina. Int. Assoc. K-12 Online Learn., no. July, pp. 1–19.

RUOKONEN, Inkeri; RUISMÄKI, Heikki. (2016). E-Learning in Music: A Case Study of Learning Group Composing in a Blended Learning Environment, Procedia - Social and Behavioral Sciences, Volume 217, pp 109-115, ISSN 1877-0428, doi: 10.1016/j.sbspro.2016.02.039.

SHARMA, Sonia; SARKAR, Piyali. Journey of Blended Learning from past twenty years in India: a systematic review. The Research Voyage: An International Bi-Annual Peer Reviewed Multidisciplinary. Research Journal (On-line), Volume 2, No. 2. ISSN: 2582-6077.

SMITH, N. V. (2013) Face-to-face vs. Blended Learning: Effects on Secondary Students Perceptions and Performance. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 89, 79–83.

SO, Hyo-Jeong; BRUSH, Thomas A. Students perceptions of collaborative learning, social presence and satisfaction in a blended learning environment: Relationships and critical factors. Computers e Education, 51(1), 318–336. Elsevier Ltd.