CONTRIBUIÇÕES DO USO DE JOGOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Conteúdo do artigo principal

Wygna Thaynara Lima de Morais
Iandra Maria Weirich da Silva Coelho

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as principais contribuições do uso de jogos no ensino-aprendizagem da matemática,  para alunos do Ensino Fundamental II. A pesquisa, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, compreende a compilação de um corpus de pesquisas referentes à temática realizadas durante o período de 2018 a 2022 e análise das principais contribuições. Entre os resulados, ressaltamos o interesse dos estudantes em aprender matemática por meio dos jogos, a promoção da interatividade e a motivação, aspectos que potencializam o processo de aprendizagem dos conteúdos matemáticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima de Morais, W. T. ., & Weirich da Silva Coelho, I. M. (2023). CONTRIBUIÇÕES DO USO DE JOGOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Igapó, 17(2). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v17.279
Seção
Artigos

Referências

ALVES, Fabiana de Souza de. Estilos de aprendizagem e jogos no ensino da matemática. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33937. Acesso em: 25 maio 2022.

ANTUNES, Crislaine Pereira et al. O lúdico para o ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão: uma prática realizada na escola de Lauro Sodré em Moju- Pará. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 6, n. 9, 68744-68756, 2020.

BARROS, Júlio César Mamed. O lúdico como instrumento de desenvolvimento de habilidades operacionais. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Amazonas, Manaus, 2018. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1403. Acesso em: 25 maio 2022.

CALDAS, Fernando da Silva; GRAÇA, Vagner Viana; MARQUES, Valéria Risuenho. Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas. Revista Exitus, Santarém, v.10, n.1, e020109, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1483. Acesso em: 30 out. 2022

COSTA, Allen Kinsen Soares Luz. Memóricas: O jogo numérico de cartas. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Xurso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática de Maceió, Maceió, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7825. Acesso em: 23 de abril de 2022.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

LUZ, Lidiane Lana, O jogo rouba monte geométrico como facilitador do ensino aprendizagem de geometria espacial no 6° ano. 2019. 69 f. Dissertação (Mestre em Matemática) - Universidade Estadual Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2909. Acesso em: 30 out. 2022

MELGAÇO, Irandir Igor Miranda Conceição. Jogos estratégicos no ensino de matemática: uma proposta de sequência didática. 2019. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2019. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/valenca/cursos/superior/comat/documentos/tcc/2019.1/tcc_irandirigormirandaconceicaomelgaco.pdf/@@download/file/TCC_IrandirIgorMirandaConcei%C3%A7%C3%A3oMelga%C3%A7o.pdf. Acesso em: 30 out. 2022

NASCIMENTO, Fabrine Menezes. O uso do Math Duel no processo de aprendizado das operações básicas de matemática no 6° ano do ensino fundamental. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Amazonas, Parintins, 2019. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3100. Acesso em: 30 out. 2022

NEIS, Vanderlei Silva. A utilização de materiais concretos no ensino de fração. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/295. Acesso em: 30 out. 2022

OLIVEIRA, Karina V; et al.. O uso do jogo representando frações como recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem do conceito de fração. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências. Paraíba, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57065. Acesso em: 25 maio 2022.

RIBEIRO, Roberto Junior Sousa; SILVA, Wallace Gabriel. Desenvolvimento de objeto virtual de aprendizagem para o ensino de espaço e forma. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2019. Disponível em: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/266. Acesso em: 30 out. 2022

SANTOS, Daniela Batista; PEREIRA, Larissa Ferreira; SALES, Josiel Silva; PIBID: Uma alternativa de potencializar a aprendizagem matemática. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Pernambuco, v.10, n.23, p.414-440, dezembro de 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1361. Acesso em: 30 out. 2022

SANTOS, Tayná Elias; SILVA, Elisa Fonceca Sena; CORREIA, Nickson Deyvis da Silva. Dominó: a matemática e estratégia. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Alagoas, v.8, n.23, p.358-372, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5007. Acesso em: 1 maio 2022.

SILVA, Railton Oliveira; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Os jogos dominó da multiplicação e batalha das operações como estratégias de fixação das operações aritméticas básicas no 6° ano de uma escola de campo. Revista de Educação Matemática, Dourados v.3, n.2, pp.229 - 243, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10963. Acesso em: 25 maio 2022.

SOUZA, Jamile dos Santos; SANTANA, Joalisson Bahia; SANTOS, Daniela Batista. Ludicidade no PIBID: Uma análise sobre o uso de jogos como recurso didático para aprendizagem de matemática. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p.23122-23133, março de 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-860. Acesso em: 25 maio 2022.

SOUZA, Lucas Carvalho. Porcentagem: Utilizando a ludicidade como ferramenta de ensino/aprendizagem para alunos do 6° ano do ensino fundamental. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências: matemática e física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari, 2019. Disponível em: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5675. Acesso em: 30 out. 2022.

XAVIER, Claudinei Antonio. Efeitos da utilização da ludopedagogia no espaço escolar no desenvolvimento da aprendizagem para alunos do 6º ano da escola estadual Yolanda Conte no município de São Vicente, São Paulo, Brasil. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Universidade Autônoma De Assunção, Assunção, 2020. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/844/771. Acesso em: 30 out. 2022.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.