ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Conteúdo do artigo principal

João Jeisiano Salvador Fernandes

Resumo

Este estudo de estado da questão objetivou analisar artigos e dissertações que tratam do processo de ensino-aprendizagem de inglês por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), destacando a sua aplicabilidade considerando o contexto amazônico. Para compor a amostra a ser analisada, foram selecionados trabalhos publicados a partir de 2015 até 2021, no total de dezesseis (16) publicações, sendo dez (10) artigos cinco (5) dissertações e uma (1) monografia de especialização lato sensu.  Com relação à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo caracterizando-se como uma revisão de literatura. As bases de dados usadas para fazer esse levantamento foram o Google Acadêmico e o Catálogo de Teses e Dissertações Capes. Para a escolha das publicações, três pares de descritores foram usados:  “TDIC” and “contexto amazônico”; “ensino-aprendizagem” and “Língua Inglesa” e “TDIC” and “Língua Inglesa”.  Os resultados nos mostram que o uso das TDIC auxilia de maneira positiva no processo de ensino-aprendizagem de inglês, possibilitando que o professor venha a refletir sobre as potencialidades e a apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos. Porém, destaca que ainda é necessário realizar mais pesquisas para aprofundar o estudo sobre currículo com base no contexto no qual os alunos e professores estão inseridos.


Palavras-chave: TDIC; Inglês; Ensino-aprendizagem; Contexto Amazônico.

Detalhes do artigo

Como Citar
João Jeisiano Salvador Fernandes. (2023). ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Igapó, 17(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v17.261
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, Marcus de Souza. Ensino-aprendizagem com tecnologias digitais na formação inicial de professores de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, p. 1590-1614, 2018.

BARBOSA, Anabela Aparecida Silva; AFONSECA, Thalles Gomes. Ensino médio com mediação tecnológica no contexto amazônico. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 35119-35126, 2021.

Cordeiro, L. Z., Correa, J., & Almeida, D. (2021). Apresentação-Tecnologia e Educação: integrando experiências e investigações no contexto amazônico. Revista Docência e Cibercultura, 5(1), 12-25.

DA COSTA, Renato Pinheiro; DE OLIVEIRA, Damião Bezerra. Currículo e cultura: o contexto amazônico na prática educacional. Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 18, n. 2, jul-dez, p. 138-162, 2017.

DE ALMEIDA, Celia Ferreira Barretto. A inserção das TICs como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem: contribuição da língua inglesa. Diversitas Journal, v. 5, n. 2, p. 1100-1120, 2020.

DA SILVA, Márcia Gama; DE ARAGÃO QUINTINO, Fernanda Pinto; DE CASTRO TORRES, Gracimeire. Prática pedagógica no cotidiano da sala de aula em contexto amazônico.

FETTERMANN, Joyce Vieira; TAMARIZ, Annabell Dell Real. Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 14, n. 1, p. 1-10, 2021.

Lira, M. T. V. D. (2019). Formação continuada: uma análise da formação de professores e o uso das TIC na Educação do Campo do Município de Murici-AL.

Mello, E. C. F. D. (2018). O uso de tecnologias nas aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental II em Foz do Iguaçu/PR.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 16ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

MINAYO, M.C.S. Origen de los argumentos científicos que fundamentan la investigación cualitativa. Salud Colectiva, v. 13, n.4, p. 561-575, 2017.

NETA, Célia de Freitas Araújo et al. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no desenvolvimento de habilidades comunicativas no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2019.

RECH, Síndia de Almeida. Ensino e aprendizagem da língua inglesa mediados pelas tecnologias digitais nos IFS do sul de Santa Catarina: reflexões a partir da perspectiva de CALL. 2018.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.

SÁ, Cristina Manuela. TIC e formação em Didática de Línguas. In: Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação/Proceedings of the IX International Conference on ICT in Education. p. 1038-1061. 2015.

Silva, M. G. D. (2021). Prática pedagógica em contexto amazônico.

SOARES, K. R. B; LIMA, S. C. O uso do duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado. Revista LínguaTec, v. 3, n. 1, p. 158-170, jun. 2019.

STOLZ, Monica. O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos. 2018.