FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL avanços e desafios para a efetivação no Brasil

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Carime Elias Araújo de Medeiros et al.

Resumo

O presente texto discute os avanços já alcançados e os desafios ainda existentes na educação brasileira para a efetivação da educação com viés para a formação humana integral. Nesse sentido, parte da premissa de que a formação omnilateral no Brasil é uma meta ainda por ser alcançada e pretende, por meio de pesquisa bibliográfica, identificar pistas para responder ao porquê da não efetivação dessa, mesmo nas escolas de tempo integral e formação profissional, como é o caso dos Institutos Federais. O trabalho é constituído de três partes: um apanhado histórico da educação profissional no Brasil; uma discussão dos conceitos definidores da formação humana integral e a proposta para o ensino médio integrado, a averiguação dos avanços já realizados para a efetivação da formação humana integral e os entraves que têm impedido tais avanços na prática educacional brasileira. A pesquisa conduz ao entendimento de que a superação dos desafios para a efetivação da formação humana integral na escola brasileira perpassa por aspectos que vão além do currículo e do período de permanência na escola, mas da prática diária dos profissionais em educação, bem como de seus princípios e valores, além do modelo de sociedade que se nos apresenta nas conjunturas hodiernas da sociedade.

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Como Citar
Carime Elias Araújo de Medeiros et al. (2022). FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: avanços e desafios para a efetivação no Brasil. Igapó, 15(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/242
Seção
Artigos

Referências

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