ESTÁGIO CURRICULARCOMO ESPAÇO EDUCATIVO E FORMATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Conteúdo do artigo principal

Rilda Simone Maia Da Silva et al.

Resumo

O estágio curricular supervisionado se constitui como componente curricular na formação dosestudantes dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio EPTNM. Com o objetivo de articular os conhecimentos teóricos e práticos em ambiente profissional, este estudo se constitui como um recorte da dissertação apresentada ao Mestrado Prosfisonal em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no qual se pretende demonstrar a pertinência dessa proposição. Nesse sentido, entendendo a importância do estágio para a inserção  discente  no  mundo  do  trabalho,  estabelec-esue  como  questão norteadora: como o estágio curricular supervisionado poderá contribuir na formação  humana  integral  na  EPTNM?.  Para  tanto,  busc-osue  discutir  os princípios educativos e pedagógicos do estágio curricular supervisionado na educação  profissional  técnica de  nível  médio  qeupodem contribuir para a formação humana integral. O lócus da pesquisa foi a Escola de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA) do município de Itaituba e teve como participantes os discentes do Curso Técnico em Agropecuária, na forma subsequente, os quais eralizavam o estágio curricular supervisionado. Os resultados obtidos evidenciaram que o estágio, enquanto ato educativo e pedagógico, possibilita  imersão profissional e contribui para porocesso de construção identitária dos estudantes, num movimento aduetoconhecimento e ressignificação que lhes permite reconhecer ou projetar a siudaentidade profissional.Portanto, pode-se concluir que o estágio supervisionado pode contribuir naformação humana integraql uando planejado e efetivado pelos atores educativos com vistas ao desenvolvimento de um projeto que assuma o trabalho como princípio educativo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rilda Simone Maia Da Silva et al. (2022). ESTÁGIO CURRICULARCOMO ESPAÇO EDUCATIVO E FORMATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Igapó, 14(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/230
Seção
Artigos

Referências

BARBOUR, Rosaline Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CEB N. 06/201.2Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível MédDioi.ário Oficial da União. Brasília, 04 de setembro de 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/i.nAdcexsso em: 12 set.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisaem ciências humanas e sociai.s12. ed. São Paulo: Cortez, 2017.