ESTÁGIO CURRICULARCOMO ESPAÇO EDUCATIVO E FORMATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
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Resumo
O estágio curricular supervisionado se constitui como componente curricular na formação dosestudantes dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio EPTNM. Com o objetivo de articular os conhecimentos teóricos e práticos em ambiente profissional, este estudo se constitui como um recorte da dissertação apresentada ao Mestrado Prosfisonal em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no qual se pretende demonstrar a pertinência dessa proposição. Nesse sentido, entendendo a importância do estágio para a inserção discente no mundo do trabalho, estabelec-esue como questão norteadora: como o estágio curricular supervisionado poderá contribuir na formação humana integral na EPTNM?. Para tanto, busc-osue discutir os princípios educativos e pedagógicos do estágio curricular supervisionado na educação profissional técnica de nível médio qeupodem contribuir para a formação humana integral. O lócus da pesquisa foi a Escola de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA) do município de Itaituba e teve como participantes os discentes do Curso Técnico em Agropecuária, na forma subsequente, os quais eralizavam o estágio curricular supervisionado. Os resultados obtidos evidenciaram que o estágio, enquanto ato educativo e pedagógico, possibilita imersão profissional e contribui para porocesso de construção identitária dos estudantes, num movimento aduetoconhecimento e ressignificação que lhes permite reconhecer ou projetar a siudaentidade profissional.Portanto, pode-se concluir que o estágio supervisionado pode contribuir naformação humana integraql uando planejado e efetivado pelos atores educativos com vistas ao desenvolvimento de um projeto que assuma o trabalho como princípio educativo.
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Referências
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