MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSNI O APRENDIZADO NA VOZ DOS DISCENTES DO IFAM- CAMPUS MANACAPURU
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi verificar como a Mostra de Cinema Lat-ino Americano, realizada no Instituto Federal do AmazonaCs ampus Manacapuru, nos anos de 2017 e 2018, contribuiu para oensino-aprendizagem dos discentes. Foi feita uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em que foi realizada uma entrevista semiestruturada com os discentes do Instituto que participaram do evento objeto deste estudo. De acordo com os resultados, pode-se observar que os alunos viram as mostras de cine como uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos não somente em língua espanhola, mas também em outras disciplinas, como História, Geografia,
Filosofia e Sociologia. O evento permitiu a eles coencherem alguns aspectos
da história e cultura dos países hispânicos, como a Colômbia, Chile, Venezuela, Peru e Cuba. Grande parte dos discentes relatou que o debate realizado após as apresentações dos filmes com os cônsules e professores foi proveitoso, à medida que puderam fazer perguntas acerca de temas atuais sobre os países envolvidos nas mostras, expondo seus pontos de vista, questionando e argumentando para umamelhor compreensão do atual cenário político, econômico e social da América Latina. Dessa rfmo a, o cinema constitu-ise em uma ferramenta significativa no processo de ensino aprendizagem.
Detalhes do artigo
Referências
KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. A míd-eiaducação crítica e a democracia radical. In: APPLE, Michael W.; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Educação crítica: análise internacional. Vinícius Figueira (Trad.). Porto Alegre: Artmed, 2011.
LOPES, Rosana. Aidnetidade dopedagogocomo organizador dotrabalho pedagógico escolar. 2013.
NISHITANI, E. Y. Filmes de ficção científica como ummeio de sociabilização para a ética planetária. Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade PresbiterianaMackenzie, 2008.