PRODUÇÃO INTEGRADA DE PEIXES E HORTALIÇAS (AQUAPONIA) NO IFAM - CAMPUS MANAUS ZONA LESTE

Conteúdo do artigo principal

Julio Neto Felix et all.

Resumo

Aquaponia é um sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas sem uoso de solo, com as raízes submersas na água), que são áreas das ciências agrárias, especificamente da aquicultura, que vem se tornando uma ampla área em pesquisa alternativas de recursos novos  para  o  cultivo  de  hortaliças  e  de  peixes,  no  campo  e  nas  gdraens cidades. Esta modalidade de criação de peixes e cultivo de plantas tende a economizar espaço e tempo, sendo fonte de alimentação, renda e de qualidade  de  vida  para  o  produtor  ruralA. tualmente,  o  mundo  passa  por grandes mudanças  ambientais, nas quais haumanidade  necessita  produzir alimentos, sendo um dos principais motivos para essa mudança o aumento demográfico e a redução dos estoques naturais de peixes. A população tem aumentado e isso poderá chegar a cerca de 9 bilhões em 2050. Com isso bu-sca se alternativas para uma produção que forneça alimento de qualidade. Este sistema garante que o mercado possa colocar múltiplas opções de alimentação à população, sendo comprovado que a aquaponia fornece alimento de qualidade para grandes e pequenas populaçõeSse. ndo assim, a aquaponia é uma alternativa socioambiental viável, uma vez que este modelo de produção de alimentos não agride o meio ambiente e possui potencial para contribuir para a sustentabilidade em cidades inteligentes. O projeto tem o intuito levar novos meios de produção para diminuição da fome, trazer a sustentabilidade e reuso de materiais. Para esta pesquisa foram utilizados o ac-arçáú (Astronotus  Ocellatus)  e  alface  (Lactuca  sativa),  e  mostra  como  pequenos ajustes  junto  à  natureza  melhoram  umalocalidade.  A  pesquisa  amplia conhecimentos quanto à piscicultura, ao cultivo de hortaliças e de peixes, ao desenvolvimento sustentável e ao empreendedorismo. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Julio Neto Felix et all. (2022). PRODUÇÃO INTEGRADA DE PEIXES E HORTALIÇAS (AQUAPONIA) NO IFAM - CAMPUS MANAUS ZONA LESTE. Igapó, 14(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/228
Seção
Artigos

Referências

AFomeno Mundo(2017).Universidade Virtual do Estado de São Paulo.Disponível em: http://pre.univesp.br-/faome-no-mundo#.WcQnb9Fv_IV. Acessado em 11 out. 2017.

BERLLI, E.L.Estratégia alimentar e desempenho produtivo para acar-ádisco. 2009. 78f. Dissertação (Doutoranod em Ciências Animal) Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

CHAPMAN,F.A.;FIT-ZCOY,S.A.;THUNBERG,E.M.;ADAMS,C.M.United Statesof America

trade in ornamental fishJ.. World Aquacu. Society, v.28, p.1-10, 1997.