A MATEMÁTICA NO ENEM: A PERCEPÇÃO DOS AULNOS, PROFESSORES E GESTORES DE CINCO ECSOLAS DA CIDADE DE MANAUS

Conteúdo do artigo principal

Naor Limade Souza et al.

Resumo

O  artigo  traz  os  resultados  da  pesquisa  realizada  em  cinco  escoldaos município de Manaus AM. Os objetivos foram identificar e compreender os pontos de vistas dos alunos, professores e gestores sobre as questões (situação-problema ou questões contextualizadas) da área Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Averiguara-mse os trabalhos dos autores Nascimento e Barthes para o embasamento teórico da pesquisa. Diante da grandeza deste exame de seleção, foi necessário se debruçar sobre esses objetivos para sabermos o grau de colaboração das questões colocadas neste certameapoar desenvolvimento das habilidades e competências na visão dos participantes desse processo. A investigação se direcionou por meio do Estudo de caso, juntamente com as abordagens qualiquantitativa. Os resultados obtidos pela pesquisa levantam reflexões aecrca do quanto as escolas de Ensino Médio precisam se reestruturar em prol de uma educação igualitária para todos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Naor Limade Souza et al. (2022). A MATEMÁTICA NO ENEM: A PERCEPÇÃO DOS AULNOS, PROFESSORES E GESTORES DE CINCO ECSOLAS DA CIDADE DE MANAUS. Igapó, 14(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/226
Seção
Artigos

Referências

BARTHES, RO. Rumor da Língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BRASIL. Secretaria de Educação FundamentaPla. râmetros curriculares nacionais:

introdução aos parâmetros curriculares naciona.is Brasília: MEC/SEF, 1998.

Disponível em:http://portal.mec.gov.bAr.cesso em 22/09/2017.

INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixEexiraam. e

Nacional do Ensino Médio (ENEM:) Fundamentação Teóric-oMetodológica.

Disponível em:< http://portal.inep.gov.br/ma-tdriez-referencia> Acesso em 01 de Set 2019.