QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA EM SISTEMAS DE CULTIVO DE TAMBAQUI NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS DE MANEJO

Conteúdo do artigo principal

Rayza Lima Araújo et al.

Resumo

O presente estudo teve como objetivos avaliar os parâmetros físico-químicos e verificar a qualidade microbiológica de sistemas de cultivo de tambaqui, correlacionando-os às práticas de manejo. Realizou-se análises físico-químicas e quantificação de coliformes, Bactérias Heterotróficas Cultiváveis (BHC), Aeromonas e Pseudomonas da água de captação e da água dos viveiros de tambaqui cultivado em seis pisciculturas da Região Metropolitana de Manaus, entre março e setembro de 2015. Os resultados apontaram valores limítrofes de OD na maioria dos viveiros e amônia acima do limite máximo ideal para cultivo em todas as propriedades. As contagens de coliformes termotolerantes ultrapassaram a legislação em 70% das amostras. As elevadas contagens de BHC, Aeromonas e Pseudomonas na água de cultivo sugerem a presença de espécies oportunistas que causam infecção em peixes estressados devido a condições inadequadas de manejo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rayza Lima Araújo et al. (2022). QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA EM SISTEMAS DE CULTIVO DE TAMBAQUI NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS DE MANEJO. Igapó, 14(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/222
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, Z. T.; QUEIROZ, M. N.; AFFONSO, E. G. Efeito do extrato aquoso da Piper aduncum L em monogenéticos e nos parâmetros sanguíneos de tambaqui, Colossoma macropomum Cuvier 1818. In: II Congresso de Iniciação Científica PIBIC/CNPq - PAIC/FAPEAM, Manaus, 2013.

AVILA, L., A. Diversidade e potencial biotecnológico de Pseudomonas spp. de sedimentos de manguezais. 2012. 31 f. Tese (Doutorado em Biotecnologia), Instituto Butantan, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012.

BARJA, J. L. ESTEVES, A. T. Patologia acuicultura. Espanha: Caicyt, 1988. 550p.