COMPOSIÇÃO DA DIETA DE TRÊS ESPÉCIES DE QUELÔNIOS (PODOCNEMIS SPP.) NO RIO JURUÁ, AMAZONAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar e comparar a composição da dieta de Podocnemis unifilis, Podocnemis sextuberculata e Podocnemis expansa no rio Juruá, Amazonas. Para a coleta do conteúdo estomacal foi utilizada a técnica de Legler. Nestas análises foram utilizados os métodos de frequência de ocorrência e índice alimentar. Os resultados foram comparados pelo índice de Shannon e análise discriminante de Manly. Os principais itens alimentares identificados em P. unifilis e expansa foram os frutos e folhas durante a cheia e folhas e caule durante a seca. Em P. sextuberculata, os principais itens alimentares identificados foram sementes e folhas durante a cheia e teve restrição alimentar na seca. Não houve diferenças na dieta entre fêmeas e machos para as três espécies e houve diferenças entre período de cheia e seca para P. unifilis e P. sextuberculata. As três espécies apresentaram estratégia alimentar generalista e hábitos herbívoros nos períodos de cheia e seca no rio Juruá.
Detalhes do artigo
Referências
ALMEIDA, S.S.; SÁ, P.G.S,; GARCIA, A. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Botânico: Vegetais utilizados como alimento por Podocnemis (Chelonia) na região do baixo Xingu (Brasil – Pará), v.2, n.2, p. 199-211, 1986.
ANDRADE, P.C.M. Criação e Manejo de quelônios no Amazonas. Ed. Pró-várzea/ Aquabio, Manaus, 2008.
CANTARELLI, V. H.; HERDE, L. C. Projeto quelônios da Amazônia 10 anos. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, Brasília. 1989.