O DESAFIO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NA CONTEMPORANEIDADE

Conteúdo do artigo principal

Andreza Karla Garcia Azevedo et al.

Resumo

Com o avanço da tecnologia, o docente necessita reescrever o seu papel e evoluir para ser mais dinâmico e proativo de modo a trabalhar com os seus discentes métodos que os estimulem a participar ativamente nas aulas e na compreensão do que é ensinado. Pois, o docente atua com cenários adversos: salas superlotadas, conversas paralelas, usos de recursos tecnológicos indevidamente e, principalmente, a diversidade humana com suas singularidades e especificidades. É fato hoje pensar que os métodos tradicionais de ensino se revelam inadequados às características da sociedade em transformação, por isso surgiram os métodos novos de ensino que procuram analisar os alunos de forma que ele aprenda e seja o centro de tudo. Tais métodos se renovam a cada dia, devido ao avanço das tecnologias e o conhecimento adquirido no dia a dia do aluno.

Detalhes do artigo

Como Citar
Andreza Karla Garcia Azevedo et al. (2022). O DESAFIO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NA CONTEMPORANEIDADE. Igapó, 13(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/204
Seção
Artigos

Referências

AURELIO, O minidicionário da língua portuguesa. 4ª edição revista e ampliada do minidicionário Aurélio. 7ª impressão – Rio de Janeiro, 2002.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./ jun. 2011.

BORGES, Tiago Silva, ALENCAR, Gidélia. Metodologias Ativas na promoção da formação crítica do estudante: O uso das metodologias ativas como recurso

didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 1 19-143.