REIFICAÇÃO E AUTONOMIA subjetividades possíveis no contexto da práxis da educação emancipadora em Adorno e Castoriadis

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Rythowem et al.

Resumo

A proposta desse artigo é realizar uma análise dos processos de reificação da subjetividade a partir de uma revisão bibliográfica de algumas perspectivas teóricas de Theodor Adorno e Cornelius Castoriadis. É também uma tentativa de compreender a construção de uma subjetividade autônoma, crítica e reflexiva sem reduzir-se a uma visão solipsista de um sujeito que se basta a si próprio e muito menos à tentação de aderir a um projeto qualquer fazendo do processo de autonomia e emancipação uma fraseologia estéril e desvinculada de uma práxis social. O projeto de autonomia e emancipação deve ser capaz de fortalecer a subjetividade individual, mas que seja mediada por um projeto teórico-político que supere toda e qualquer forma de reificação, de modo especial a reificação subjetiva.

Detalhes do artigo

Como Citar
Marcelo Rythowem et al. (2022). REIFICAÇÃO E AUTONOMIA: subjetividades possíveis no contexto da práxis da educação emancipadora em Adorno e Castoriadis. Igapó, 13(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/201
Seção
Artigos

Referências

ADORNO, T.W. De la relación entre sociología y psicología In Actualidad De La Filosofia. Barcelona/Buenos Aires, Paidós, 1955.

. La personalidad autoritária. Buenos Aires: Proyección, 1965.

. Sobre música popular. In COHN, G.l (org). Coleção “Grandes Cientistas Sociais”. São Paulo. Ática, 1986.