PROPOSTA PARA MELHORIA DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DE EMPRESAS CONSTRUTORAS DO SUBSETOR DE EDIFICAÇÕES EM MANAUS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo trata de uma proposta para melhoria da qualidade e da produtividade de empresas construtoras do subsetor de edificações da Indústria da Construção Civil na cidade de Manaus. Surgiu da necessidade de se conhecer a execução dos processos produtivos deste segmento industrial, principalmente no subsetor de edificações. Para tanto, se efetuou inicialmente uma abordagem sobre o assunto, em nível regional, um estudo setorial do referido segmento industrial, com visitas in loco em diversos canteiros de obras de construtoras que atuam na região metropolitana de Manaus na execução de edifícios de múltiplos pavimentos, sendo aplicado um dispositivo investigativo visando à sinalização de indicativos que representassem a problemática vivenciada pelas empresas construtoras, entre as quais se verifica a necessidade de capacitação de mão-de-obra, programas de melhoria da qualidade e da produtividade, minimização de problemas relacionados com a logística de materiais, redução de desperdícios e implementação de novas tecnologias. Em função da sinalização de tais indicativos, foram efetuadas proposições no sentido de mitigar tais problemas, sendo concebidos sob a formatação de programas.
Detalhes do artigo
Referências
AMAZONAS. Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia.CREA-AM. Empresas r e g i s t r a d a s . 2 0 0 4 . D i s p o n í v e l e m : http://www.crea-am.org.br. Acesso em: 20/07/05.
ANDRADE, Moacir Couto de. Manaus 100 anos de Arquitetura. Manaus: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, 217 p. 1996.
BARCELAR, Atlas Augusto. A Competitividade da Alvenaria Estrutural na cidade de Manaus: 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Faculdade de Tecnologia. Universidade Federal do Amazonas.
BRASIL. IBGE. Projeção da População do Brasil. Comunicação Social. 2004. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noti cias/noticia_impress... Acesso em: 20/07/05.
BRASIL. MEC/MTE. Sistema Nacional de C e r t i f i c a ç ã o P r o f i s s i o n a l : P r o p o s t a Governamental. Brasília: 2005.
CASTELO BRANCO, Antonio Venâncio. Estudo Setorial do Subsetor de Edificações da Indústria da Construção Civil em Manaus: Pesquisa de Campo. 2003.
COSTA, M. L. da S. & ROSA, V. L. do N. Primeiros Passos da Qualidade no Canteiro de Obras. 5S no Canteiro. 2ª Edição SP: O Nome da Rosa, 1999.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. (FJP). Déficit
Habitacional no Brasil. Belo Horizonte. Dezembro de 2001.
MANAUS. FUMTUR. Fundação Municipal de T u r i s m o . D i s p o n í v e l e m : http://www.fumtur.com.br/. Acesso em: 20/11/2003.
MELHADO, Silvio Burratino. Gestão, cooperação e integração para um novo modelo voltado à qualidade do processo de projetos na construção de edifícios. São Paulo: 2001. 254p. Tese (Concurso de Livre-Docência) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
PMM. Prefeitura Municipal de Manaus. Conheça M a n a u s . D i s p o n í v e l e m : http://www.euamomanaus.com.br/historia.html. Acesso em: 13/07/04.
PMM. Prefeitura Municipal de Manaus. Instituto Municipal de Planejamento Urbano - IMPLURB. D i s p o n í v e l e m : http://www.euamomanaus.com.br/historia.htm. Acesso em: 13/07/04.
SEINF - Secretaria de Infra-estrutura do Estado do Amazonas. Infra-estrutura. A Critica. Manaus, 30 fevereiro. 2003. Caderno de Economia. cad. A9.
SINDUSCON-AM. Sem FGTS, construção para. Jornal do Comércio. Manaus, p.5, 15 outubro. 2003. Economia.
UNICAMP.IE. Tabulações especiais de projetos urbanos. População Ocupada (PEA restrita) em atividades não-agricolas, residentes em áreas urbanas. Área censitária da Amostra e ramos de atividades. A