GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM) percepções iniciais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como objetivo registrar as percepções dos servidores do IFAM sobre o uso do Módulo Protocolo do SIPAC - Sistema Integrado de Gestão, Patrimônio e Contratos, na fase inicial de implantação e uso das funcionalidades dessa ferramenta tecnológica de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Arquivísticos, comumente registrado na literatura específica com a sigla GED. Buscou-se conhecer os impactos no contexto da Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto, sobretudo no que tange ao acesso de documentos e informações institucionais. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, em seu objetivo. Utilizou-se o método bibliográfico e documental quanto aos procedimentos técnicos, de abordagem quali-quantitativa e de natureza aplicada. A ampliação do conhecimento sobre a usabilidade de ferramentas de gestão documental que tem se introduzido nas organizações é uma das contribuições resultantes do estudo.
Detalhes do artigo
Referências
BAHIA, Eliana Maria dos Santos. FACHIN, Juliana. Gerenciamento Eletrônico de Documentos na Universidade Federal de Santa Catarina. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 24, n.2, p.11-24, jul./dez. (2010).
BRASIL. Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasilia, 2015. Disponível em:
arquivonacional.gov.br>. Acesso em: 15. out. 2018.
BRASIL. Lei Federal nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1992. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2018.