ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO uma proposta de ensino de química no contexto da educação profissional

Conteúdo do artigo principal

Luís Gustavo Marcolan et al.

Resumo

A criação dos Institutos Federais foi um grande avanço no modo como se produz a educaçãoprofissionaletecnológicanopaís, sendobaseadaemumtripéfundamental no qual seus profissionais devem desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável. No entanto, apesar da legislação definir a obrigatoriedade destas três atribuições, estas atividades raramente são executadas em conjunto. Frente a este problema, o presente trabalho visa ressaltar a importância do ensino indissociado da pesquisa e da extensão propondo uma metodologia de ensino de Química no contexto da educação profissional. Percebeu-se que o emprego do ensino integrado à pesquisa e à extensão foram ferramentas úteis de ensino e aprendizagem na formação destes participantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
Luís Gustavo Marcolan et al. (2022). ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: uma proposta de ensino de química no contexto da educação profissional. Igapó, 13(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/195
Seção
Artigos

Referências

AGUIAR, M. O.; FREITAS, E. N. M. (Org.). Plantas da ilha de Duraka: São Gabriel da Cachoeira. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2006. 96 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais (ensino médio): ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 1997. 58 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 17, de 11 de maio de 2016. Estabelece diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Diário Oficial da União Federativa do Brasil, Brasília, n.91, p.01-02, mai. 2016.