O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo aborda a crise da chegada do Letramento Digital como nova competência na prática pedagógica dos docentes com foco na formação inicial e continuada desse profissional. Essa investigação teve como fundamentação metodológica a pesquisa qualitativa, onde buscou-se no levantamento bibliográfico estudos em torno do formar-se para a mudança e a incerteza no que tange o sistema educacional na atualidade. Discutiremos as novas competências profissionais enquanto ensino e aprendizagem, tendo como parâmetro a nova Base Nacional Comum Curricular Brasileira discutindo a chegada do Letramento Digital na formação docente num cenário de anomalias, crises e novos paradigmas, refletindo e analisando os desafios postos ao sistema educacional pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos dos computadores, recursos digitais e da internet. Este artigo está dividido em duas seções: a primeira aborda a formação do docente em relação às novas competências profissionais e a segunda discorre sobre tecnologia e Letramento Digital. No decorrer do estudo encontrou-se indicações quanto o papel do professor na contemporaneidade como formador de novos docentes, que terão como alunos nativos digitais, e da importância do Letramento Digital docente como maneira inédita na inovação educativa, ou seja, um docente ativo e não passivo, tendo em sua formação uma combinação entre desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, ficam lacunas de investigação de forma mais minuciosa sobre como inserir nas aulas os novos recursos digitais que surgem com o letramento digital dos professores para os nativos digitais do século XXI.
Detalhes do artigo
Referências
ANDRADE, M. do C. F. de. A Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica mediada pela Metodologia por Competências no Brasil a partir dos anos 70. Dissertação de Mestrado – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas. Manaus, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede. 2006. Disponível em: <http://www.educarede.org.br/educa/ img_conteudo/marcelobuzato.pdf>. Acesso em: 25 de julho, 2018.