LITERATURA DE CORDEL NA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE XILOGRAVURA E ISOGRAVURA FRENTE À CULTURA POPULAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O referente artigo apresenta relatos sobre a Literatura de Cordel, movimento literário popular que adentrou ao Brasil no século XX, denotando propostas convencionais comuns ao modo de vida da população nordestina em meio às diversas formas culturais e raciais através da miscigenação assim, como na inserção dos povos étnicos, desde seus primórdios, levando conhecimento cultural nas diferentes formas de expressão. A regionalização serve como agente motivacional estreitando as relações interpessoais. A sociedade atualmente passa por transformações exorbitantes conforme exigências do mundo contemporâneo à medida que os avanços tecnológicos progridem, da mesma forma que a sociedade acompanha o crescimento da arte em todos seus aspectos. Os métodos xilográficos e isográficos remetem-se ao estilo característico proveniente da cultura cordelista, a qual tem grande influência sobre o povo nordestino atuando de forma rústica bem como mantendo suas características iniciais sem perder a essência prevalente do Cordel, o que ocasionou um impacto no cenário atual.
Detalhes do artigo
Referências
ANDRADE, Amorim de Adélia. Literatura de cordel incentivo para a formação de leitores, 2017. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/ bitstream/12345678ADÉLIA%20AMORIM%20DE%20ANDRADE.PDF>. Acesso em: 20 set. 2018.
COSTELLA, Antônio. Introdução à gravura e história da xilografia. Ed. Mantiqueira, 1984.
FERREIRA, Tavares Lia. Xilogravura e Literatura de Cordel. Sua relação com as artes, a publicidade e a Comunicação Visual. 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2018.