TEORIA DO CAOS implicações na Educação Profissional
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Resumo
A proposta deste trabalho foi analisar o desempenho dos estudantes na disciplina Comandos Elétricos Industriais, do Curso Técnico em Eletrotécnica, do Ifes - Campus Vitória, estabelecendo o encaminhamento do conteúdo da Teoria do Caos. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório – descritivo, numa abordagem qualitativa e quantitativo com procedimentos de levantamentos de dados (usando como instrumento de coleta de dados o questionário). Participaram da pesquisa estudantes da instituição. Os resultados dos dados coletados foram apresentados por meio de gráficos de percentual. Os dados quantitativos foram tratados pelo método estatístico, utilizando o software IBM SPSS 20.0 e o qualitativo através da análise descritiva. Concluiu-se que o desempenho apresentado pelo Grupo G2 de fato permitiu deduzir que a utilização dos conceitos da Teoria do Caos foi mais significativo, em termos de ensino aprendizagem, que o ensino tradicional ora utilizado nesta instituição e neste caso, na disciplina Comandos Elétricos. Sugere-se a aplicação da Teoria do Caos em todos os momentos e situações na educação.
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Referências
BRASIL. Lei 9.394/96 – Lei de diretrizes e bases da Educação (LDB). Brasília/DF: Ministério da Educação, 1996.
DEMO, P. Avaliação: Para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo: Editora Criar, 2006. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.