ELETROSCÓPIO DE FOLHAS confecção, funcionalidade e aplicabilidade no ensino intercultural de Física em São Gabriel da Cachoeira, Estado do Amazonas

Conteúdo do artigo principal

Salete Rodrigues Gomes et all.

Resumo

Com a finalidade de aperfeiçoar o processo de aprendizagem em física na educação básica, este artigo tem como objetivo confeccionar e avaliar a funcionalidade operacional do eletroscópio de folhas para uso laboratorial no estudo da eletrostática e, além disso, propor recursos didáticos aplicáveis, com baixo custo e que alcance as instituições de educação públicas e privadas. O estudo foi conduzindo no Laboratório de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus São Gabriel da Cachoeira (IF-AM CSGC), onde foram confeccionados 15 eletroscópios e testada sua funcionalidade através da Análise de Variância a 95% de probabilidade (ANOVA) no delineamento de medidas repetidas (DMR), durante os horários de funcionamento dos turnos diurno e noturno. Para determinar o horário mais indicado entre os turnos, foi aplicada a ANOVA a 95% de probabilidade no desenho experimental inteiramente ao acaso (DIC) e seguida do teste de tukey (TSD). Portanto, é possível indicar a utilização do eletroscópio de folhas para aulas práticas - observando os horários elencados aos quais o equipamento é passível de falhas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Salete Rodrigues Gomes et all. (2022). ELETROSCÓPIO DE FOLHAS: confecção, funcionalidade e aplicabilidade no ensino intercultural de Física em São Gabriel da Cachoeira, Estado do Amazonas. Igapó, 12(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/185
Seção
Artigos

Referências

ALVARENGA, B.; MÁXIMO, A. Física – Contexto e Aplicações. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2015.

ASSIS, A. K. T. Os fundamentos experimentais e históricos da eletricidade. Montreal: Apeiron, 2010. Disponível em <https://www.ifi.unicamp.br/~assis/ Eletricidade.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

BARRETO, B.; SILVA, C. X. Física aula por aula: Eletromagnetismo, Ondulatória, Física Moderna. 1 Ed. São Paulo: FTD, 2010.