ELABORAÇÃO DE FERMENTADO DE AÇAÍ ATRAVÉS DA MACERAÇÃO DO CAROÇO

Conteúdo do artigo principal

Cláudio Silva Sidrim et all.

Resumo

O açaí, um fruto nativo da região amazônica, tem recebido grande interesse devido os benefícios potenciais à saúde associados à sua composição química. O açaí não é consumido na forma “in natura”, mas principalmente como polpa. Tanto o fruto como a polpa são altamente perecíveis e devem ser submetidos imediatamente, após sua obtenção, a um processo de conservação. O objetivo deste trabalho foi estudar variáveis importantes para a elaboração de fermentado de açaí através da maceração do caroço e realizar as análises físico-químicas do fermentado. Para a elaboração dos fermentados foram utilizadas as etapas de seleção, pesagem e lavagem dos frutos, preparo do mosto, maceração, fermentação, sulfitagem e envase. As variáveis estudadas foram a proporção de açaí: água na elaboração do mosto, adição de ácido e tempo de maceração através da determinação de características cromáticas. Os resultados demonstraram que uma maceração longa, utilização da proporção 1:1 (açaí: água) e correção do mosto com ácido tartárico foram as condições que promoveram a obtenção de uma cor satisfatória no fermentado de açaí. Todos os resultados obtidos através das análises físico-químicas realizadas estão de acordo com os limites estabelecidos pela legislação vigente.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cláudio Silva Sidrim et all. (2022). ELABORAÇÃO DE FERMENTADO DE AÇAÍ ATRAVÉS DA MACERAÇÃO DO CAROÇO. Igapó, 12(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/184
Seção
Artigos

Referências

ALEXANDRE, D.; CUNHA, R.L.; HUBINGER, M.D. Conservação do açaí pela tecnologia de obstáculos. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 24(1): 114-119, 2004.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2012, Novembro 29). Instrução Normativa Nº 34, de 29 de novembro de 2012. Estabelece a complementação dos padrões de identidade e qualidade para fermentado de fruta. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2012.

BOULTON, R.B. The Relationships between Total Acidity, Titratable Acidity and pH in Wine. American Journal of Enology and Viticulture 31:76-80, 1980.