EDUCAÇÃO ESPECIAL desafios e conquistas no processo de inclusão
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto defende que, para o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais na sociedade obtenha êxito é necessário que ele se inicie ainda no âmbito escolar. Retratando o percurso histórico da Educação Especial no Brasil e a consolidação das políticas públicas a ela referida a partir da promulgação da Carta Magna e mais especificamente na nova LDB. Comentamos também as diversas deficiências a que são acometidos os portadores de necessidades especiais e como elas devem ser trabalhadas na sala de aula levando em consideração o papel do professor na condução do processo de ensino-aprendizagem num ambiente escolar com educandos portadores de necessidades especiais.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC/SEF/SEES, 1999.
GÓES, Maria Cecília Rafael de LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. (org). Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. Campinas –SP: Autores Associados, 2004.
MARQUEZINE, Maria Cristina; ALMEIDA, Maria Amélia; TANAKA, Eliza Dieko Oshiro et al. (org). Inclusão. vol2. Londrina-PR: Eduel, 2003.
MAZZOTA, Marcos J.S. Educação Especial no Brasil: Histórias e Políticas Públicas. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2003.