A DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO as dificuldades de aprendizagem na voz dos discentes do 2º ano de uma Escola Estadual em São Gabriel da Cachoeira/AM

Conteúdo do artigo principal

Silvério Liberato Cardoso Garrido Júnior et al.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi verificar os principais fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física entre os discentes. Foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório, em que foi realizada uma entrevista com questionário elaborado, semiestruturado e aplicado aos discentes da escola, objeto deste estudo. De acordo com os resultados, pode-se observar que os discentes gostavam de estudar a disciplina de Física, porém, tinham dificuldades de assimilar o conteúdo repassado pelo docente, principalmente por não entenderem o que o professor falava, devido a sua língua materna ser de origem tucano. Grande parte dos discentes relatou que as experiências práticas realizadas em sala de aula, com experimentos, faziam os discentes compreenderem melhor a disciplina de Física. Novas metodologias e práticas escolares poderiam atenuar as dificuldades encontradas durante o processo de ensino e aprendizado.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silvério Liberato Cardoso Garrido Júnior et al. (2022). A DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: as dificuldades de aprendizagem na voz dos discentes do 2º ano de uma Escola Estadual em São Gabriel da Cachoeira/AM. Igapó, 11(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/148
Seção
Artigos

Referências

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Estratégia de Ensinagem. 2014. 54 p.

BECKER, F. O Que é construtivismo? Revista de Educação. AEC, v. 21, n. 83, p. 7-15, 1992.

CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A. A utilização de Recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIENCIA E TECNOLOGIA. Ponta Grossa, PR, 2006. Disponível em: < http://bdm.unb.br/ bitstream/10483/9703/1/2014_IrisMoreiraDosSantos.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2017...