ELEMENTOS CONSTITUINTES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO

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Eloisa de Souza Santos

Resumo

Esta pesquisa é resultado da leitura de temas relacionados à formação de professo- res, explorados numa especialização em Educação do Campo, no qual são conside- rados (i) os saberes próprios do campo, (ii) os saberes específicos da disciplina mi- nistrada e (iii) os saberes pedagógicos para uma prática crítico-reflexiva. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de natureza básica, descritiva, com abordagem qualitativa como metodologia. Considerando que há especificidades na Educação do Campo que induzem a um processo formativo próprio e partindo da pergunta norteadora: Que elementos são constituintes da formação de professores da Educação do/no Campo, constatou-se que em qualquer contexto escolar faz-se necessário o com- promisso para que a aprendizagem ocorra de modo significativo. Esse elemento é potencializado na Educação do Campo pelo viés político, identificado no cenário de ocultamento e expropriação de direitos dessa comunidade. Os saberes específicos do campo são uma ferramenta imprescindível no processo ensino-aprendizagem, bem como os conhecimentos específicos de cada disciplina são importantes para o empoderamento e o protagonismo dos educandos. Além disso, os saberes pe- dagógicos, o como conectar-se com os educandos de modo a oportunizar-lhes a aprendizagem, têm também sua eficácia. Só assim será possível uma Educação do Campo, no Campo e para o Campo.

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Como Citar
Eloisa de Souza Santos. (2022). ELEMENTOS CONSTITUINTES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO. Igapó, 11(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/139
Seção
Artigos

Referências

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