A LUDICIDADE COMO MÉTODO DE ENSINO NA LÍNGUA INGLESA
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Resumo
Este trabalho busca demonstrar que a ludicidade pode ser um instrumento de aprendizagem, pois promove a diversão, o desafio e a desinibição, fez-se um estu- do sobre o uso significativo dos jogos na aula de inglês. Observou-se que nas aulas de inglês, os alunos sentem-se motivados com a utilização do lúdico, e assim co- locam as habilidades orais em prática. Levando em consideração que as Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Amazonas apontam como um dos objetivos, a capacidade do aluno usar a língua em situações de co- municação oral e escrita. Tendo como base a Teoria de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e a hipótese do Filtro Afetivo de Krashen, os jogos ajudam o professor a criar contextos no qual a língua é significativa, encorajando e aumentando a coo- peração entre os educandos. O uso dos jogos nas aulas introduz novas ideias como a atividade em grupo e desenvolve um ambiente de baixo estresse. Isso colabora para a compreensão da língua-alvo ocorrer com maior facilidade. Os jogos lúdicos devem ocupar espaço definido com objetivos claros, podendo ser usado em todos os estágios da aula, desde que haja escolha adequada e cuidadosa. O trabalho em sala de aula deve partir de um jogo num contexto em uso, que se constitui num desafio para o aluno, mas também é desafiador para o professor, o qual deverá se- lecionar e adaptar e/ou criar jogos que atendam a essas expectativas.
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Referências
ANTUNES, C. Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências. Rio de Janei- ro: Vozes, 1998.
BRASIL - Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino
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FRIGOTTO, Alice Rech; MOTTER, Rose Maria Belim. O Uso Significativo Dos Jogos Na Aula De Inglês, 2008.