DIVERSIDADE ARBÓREA NAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT – AM

Conteúdo do artigo principal

Railma Pereira Moraes et al.

Resumo

As árvores são componentes vitais dos ecossistemas urbanos, pois são importantes para a melhoria da qualidade ambiental e de vida das populações. Porém, é possível notar que a composição arbórea e a diversidade de espécies são diferentes nas vias urbanas de uma mesma cidade. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar fatores que contribuem para a composição arbórea das espécies e a arborização viária de seis ruas de Benjamin Constant – AM. A pesquisa iniciou-se com o inventário tipo Censo, sendo coletadas as informações fitossociológicas através de observação direta e registro fotográfico, para posterior identificação das espécies. Como fatores que poderiam influenciar a abundância foram levantados: tempo de construção e uso das vias. Procedeu-se a organização e a tabulação dos dados, cálculo de abundância, riqueza e frequência relativa. No inventário foram identificados 135 exemplares arbóreos distribuídos em 19 famílias e 35 espécies. Verificou-se que o tempo de construção não é marco diferencial para as vias, tendo em vista que as ruas Américo Maciel, sendo uma rua mais recente, e João C. de Lima, uma das ruas mais antigas, apresentaram as maiores diversidades. Contudo, as formas de usos principais empregados pelas pessoas, parecem influenciar a diversidade, pois locais classificados com área de lazer, e residenciais possuem maior presença de indivíduos arbóreos, dado que se contrapõe quando as vias passam a ser mais comerciais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Railma Pereira Moraes et al. (2022). DIVERSIDADE ARBÓREA NAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT – AM. Igapó, 16(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v16.120
Seção
Artigos

Referências

BARROS, E.F.S.; GUILHERME, F.A.G.; CARVALHO, R.S. Arborização urbana em quadras de diferentes padrões construtivos na cidade de Jataí. R. Árvore, Viçosa-MG, v.34, n.2, p.287-295, 2010.

BECKETT, K.P.; FREER-SMITH, P.; TAYLOR, G. Effective tree species for local air quality management. J Arboric, v.26, n.1, p 12–19. 2000.

BRASIL. Lei 10.257/2001 de 10 de Julho de 2001. Estatuto das cidades. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm. Acessado em :26 de abril de 2022.