AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ONLINE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Educação sofre hoje uma grande mudança na sua maneira de proceder, devido à hibridização da sociedade entre o mundo físico e o digital. É necessário que compreendamos, enquanto professores, que é necessário acompanhar, nas práticas docentes, as mudanças sofridas fora da escola; acompanhar, para nós, significa tanto utilizar recursos e abordagens tecnológicas já estabelecidas, quanto produzir esses elementos. Assim, este texto traz uma discussão geral com relação a esse tema. Será comentado a respeito da mudança de cultura na sociedade devido às TIC, assim como na Educação. Em seguida, serão apresentadas e discutidas as novas TIC e sua relação com o ensino, seguidas de exemplos específicos de materiais didáticos que foram elaborados a partir dessas tecnologias. Na sequência, é trazida ao discurso a Educação a Distância, que é uma modalidade educacional que utiliza fortemente as TIC, e a produção de seus materiais didáticos. For fim, são apresentadas algumas considerações finais sobre o tema.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
KENSKI, V. M. Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. In: BARRETO, R. G. (Org.) Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de janeiro: Quartet, 2001.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.