PROJETO SAMAÚMA navegando para levar educação aos ribeirinhos da Amazônia

Conteúdo do artigo principal

Regina Lucia Azevedo de Albuquerque et al.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de mostrar o Projeto Educacional da Unidade Fluvial Samaúma, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (SENAI-AM), destacando sua atuação no desenvolvimento de programas de Formação Profissional nos setores secundários e terciários da economia. O Estado do Amazonas é entrecortado por rios, lagos e igarapés que por si só formam e constituem as principais vias de transporte da região. Está dividido em sete regiões fisiográficas onde se situam sessenta e dois municípios, dos quais apenas doze estão ligados a Manaus, capital do Estado, por rodovias. Assim, dos sessenta e dois municípios amazonenses, cinquenta são servidos predominantemente por uma rede hidrográfica de 13.000km. Com essas características geográficas, a solução para levar a formação profissional ao interior seria o aproveitamento da rede hidrográfica. Por essa razão foi concebida a Unidade Móvel Fluvial Samaúma.

Detalhes do artigo

Como Citar
Regina Lucia Azevedo de Albuquerque et al. (2022). PROJETO SAMAÚMA: navegando para levar educação aos ribeirinhos da Amazônia. Igapó, 7(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/104
Seção
Artigos

Referências

ASSIS, L.F. Uma discussão sobre a organização do transporte hidroviário de passageiros na Amazônia. In: III Feira Internacional do Amazonas e Anais da III Jornada de Seminários Internacionais sobre o desenvolvimento Amazônico. Manaus: Superintendência da Zona Franca de Manaus, 2006.

BENCHIMOL, S. Navegação e Transporte na Amazônia. Manaus: Edição Reprográfica, 1995.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. de A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto?

Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 41, n. 1, p. 8-15.